1. Mostrar-se agradecido.
Começar o dia a agradecer tudo o que se tem mas a que nem sempre se dá o devido valor: família, saúde, afectos, comodidades, segurança, trabalho... Deixar as queixas e o negativismo para trás.
2. Não ter medo dos sentimentos.
É inevitável sentir os bons e os maus momentos, pelo que se mostra necessário saber conviver com a dor, só assim pode ser deixada para trás e recomeçar com forças redobradas, em vez de gastar energias a tentar combatê-la.
3. Alimentar o entusiasmo.
Ver cada acontecimento como uma riqueza que não pode ser desbaratada. Pôr no que se fizer tanto cuidado e atenção como se fosse a única oportunidade e a última coisa que mostrará. Só assim o entusiasmo tomará conta de tudo.
4. Manter a expectativa.
Não importa a grandeza dos projectos e dos devaneios. A esperança de uma vida cheia é a condição essencial para começar a vivê-la.
5. Ser flexível.
Agir com tolerância sabendo que a vida está cheia de tonalidades e que só uma atitude de compreensão e abertura pode trazer o melhor que ela tem. Afastar os pensamentos e atitudes extremistas, próprios de pessoas intransigentes que preferem ter razão a viver com mais satisfação.
6. Amor incondicional.
É o que devemos sentir por nós – satisfação connosco e com o estilo de vida que levamos. Originando uma estabilidade emocional capaz de afastar qualquer inimigo interior e de lutar com coragem contra os que atacam a auto-estima.
7. Ser perseverante.
Não parar ou desistir, dando o tempo necessário para atingir os objectivos. Tudo tem o seu tempo de custo e por norma o importante custa muitíssimo. Não é por acaso que se diz que a paciência é uma virtude.
8. Tratar da saúde.
Não é uma questão de egoísmo mas de saber que para atingir o melhor tem de estar em forma. Cuidar adequadamente dos outros passa por se tratar bem, atendendo às necessidades físicas tal como às rotinas de descanso e relaxe, as espirituais e as orientações anímicas.
9. Conseguir esquecer.
Abandonar o ódio, a culpa e o rancor de forma a conquistar a serenidade necessária para desprezar quem trouxe amargos de boca e esquecer os erros cometidos no passado.
10. Apreciar a vida.
Desfrutar o que a vida tem de bom. A companhia, o amor, a amizade, a alegria, o riso e o sentido de humor que tantos efeitos benéficos têm na saúde física e mental.
POR MARIA DUARTE BELLO
Coaching e Gestão de Imagem
maria.duarte.bello@sapo.pt
Sem comentários:
Enviar um comentário