Numa iniciativa totalmente inédita, à imagem e semelhança das cartas do Apóstolo S. Paulo às comunidades cristãs, que integram o Novo Testamento, o Arcebispo de Braga escreveu uma carta aos cristãos do arciprestado de Braga, como anúncio da visita pastoral que vai encetar a partir deste mês e até Maio de 2009. Esta missiva, redigida por D. Jorge Ortiga num estilo linguístico próximo ao leitor, inserida no contexto do “Ano Paulino” que está em curso até 29 de Junho próximo, vai ser distribuída, por fases, em todo o arciprestado. No total são 100 mil exemplares distribuídos por voluntários por todas as residências, anunciaram os responsáveis do arciprestado em conferência de imprensa.
[...]
Com a página na Internet, com a distribuição da carta de anúncio de D. Jorge Ortiga, com a afixação de painéis nas paróquias, nas ruas de Braga (em espaços cedidos pela autarquia), com a distribuição de outro material (lápis, separadores, etc.) o arcipreste de Braga afirmou aos jornalistas: «pretendemos estar mais perto das pessoas, ter uma participação activa nas mudanças sociais e na comunidade onde nos inserimos, aproximarmo-nos ainda mais das vivências dos cristãos e ter uma acção mais inovadora e menos formal, nas relações humanas».
Esta “operação de marketing”, pensada pelos responsáveis pastorais do arciprestado não está fechada a que seja seguida e aproveitada por outros arciprestados. «Pensamos fazer diferente e é o que estamos a fazer», frisou o padre José Sepúlveda. O arcipreste, que estava acompanhado pelos padres Marcelino Ferreira e António Sérgio Torres, bem como o representante da empresa “Paleta de Ideias”, que concebeu o grafismo da iniciativa, salientou contudo que «em Igreja tudo se partilha» e, como tal «esta iniciativa pode ser tomada por outras zonas pastorais da Arquidiocese».
ler +
Sem comentários:
Enviar um comentário